sexta-feira, março 04, 2011


O que comer na Folia?

0


Carnaval chegando, termômetros registrando altas temperaturas... É tempo de alegria tanto para quem vai sambar na avenida quanto para aqueles que preferem os salões, micaretas e blocos de rua. Para não faltar pique, disposição e não ter que parar a diversão por causa de uma ressaca, uma desidratação e até uma infecção intestinal, alguns quesitos para você sair vencedor nestes dias de folia.


Comissão de frente (Antes do Carnaval): mesmo que o objetivo seja emagrecer alguns quilinhos para ficar linda na fantasia, não pule refeições e faça uma alimentação equilibrada. Coma frutas, verduras, carnes magras e, na hora de comer carboidratos, escolha os integrais, eles saciam e dão energia por mais tempo. Dois a três dias antes da festa começar, consuma especialmente pães e arroz integrais, massas, batata, granola, aveia, milho e aipim - eles fornecem energia de sobra para os quatro dias de animação.


Evolução (Durante o Carnaval): Na hora de se alimentar, faça refeições leves como saladas, frutas e sanduiches naturais sem muita maionese. Evite comidas gordurosas e as opções nada saudáveis vendidas pelos ambulantes, como salsichões, salgadinhos e frituras. Além de muito calóricas, têm difícil digestão e causam sonolência, Fique longe também dos lanches produzidos por locais de procedência duvidosa. Se for consumir alimentos na rua e não quiser levar nada de casa, as melhores alternativas são as barras de cereais, castanhas , frutas desidratadas como banana-passa, picolés de frutas e biscoitos integrais .


Harmonia (Hidratação): Na rua, na avenida ou nos bailes, não há quem resista a uma bebida alcoólica, mas muito cuidado: consumo excessivo de álcool, tão comum nessa época do ano, pode acarretar desidratação e mal estar. Além disso, há grande perda de líquidos pela transpiração. O ideal é intercalar uma bebida NÃO ALCOOLICA entre uma latinha de cerveja e outra. Pode ser água mineral, suco de frutas, água de coco e bebidas isotônicas. Lembre-se também que bebidas alcoólicas ácidas, como a caipirinha, mancham a pele no sol.


Bateria (Ressaca Pós-Carnaval): Se a ressaca chegou antes do carnaval acabar, a dica continua sendo consumir muito líquido, especialmente os sucos de frutas não ácidas - Isso permite que o estômago, sensível e irritado pelo excesso de álcool, se recupere aos poucos e também que o folião reponha os níveis de glicose do organismo. Quanto à alimentação, vale a mesma lógica: alimentação leve.


Alegorias e adereços (Dicas e receitas):
  •  Beber muito líquido;
  • O ideal é fazer as três principais refeições (café, almoço e jantar) e lanches leves nos intervalos.
  • Evitar comidas gordurosas;
  •  Não comer em lugares sem higiene adequada;
  •  Se for beber álcool, intercale água ou suco de fruta;
Suco para ressaca

200ml de chá de erva doce                                 
3 folhas de hortelã
1 fatia de melão
                                                                                  
Suco Energético

1 goiaba vermelha picada
1 colher de sopa de mel
10 folhas de hortelã
1 copo de água de coco


   Mariana Arnaud B. Cordeiro
   Nutricionista - CRN 94100010-9
   marianaabc@nutrihome.net.br




0 comentários:

Postar um comentário