terça-feira, julho 19, 2011


Nutrição com Mais Estilo!!!

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Que Frio... Vontade de Comer Chocolate!

Nesses dias de inverno, onde a temperatura tem alcançado 7°C, a vontade por comer alimentos calóricos aumenta, principalmente chocolate. E quais os benefícios deste delicioso alimento?

O chocolate é obtido a partir do cacau, fruto do cacaueiro, originário da América do Sul e produzido em larga escala no Brasil. Embora a origem do cacau seja obscura sabe-se que já era consumido pelos astecas e maias antes dos espanhóis o levarem para a Espanha e todo o resto da Europa.

Nutritivo, apresenta quantidade significativa de vitaminas E e B, além de alto teor de flavonóides  - antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares - e de substâncias precursoras da serotonina  - responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presente no chocolate, o que varia de acordo com o tipo de produto. Quantidades significativas da substância só são encontradas nos chocolates tipo amargo ou dark, com mais de 70% de cacau. Em contrapartida,o chocolate ao leite apresenta quantidades muito pequenas e o chocolate branco não apresenta antioxidantes, pois não contém massa de cacau.

O chocolate deve ser consumido com moderação devido ao seu alto teor calórico. Essa recomendação vale também para os chocolates dietéticos, pois apresentam apenas restrição de açúcar, mas, muitas vezes, a quantidade de gordura e calorias é maior do que no produto tradicional. Por isso é importante ficar atento aos rótulos e a composição nutricional presente nas embalagens.

O chocolate apesar de ser restringido nas dietas, pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis O seu limite de consumo é de 30 gramas por dia, que equivale a uma barra pequena.

As calorias em aproximadamente 30g
  • Branco Galak (Nestlé) – 170 Kcal
  • Ao Leite (Nestlé) – 160 Kcal
  • Classic Meio Amargo (Nestlé) – 150 Kcal
  • Special Dark com 60% cacau (Hershey) - 136 Kcal

Os Tipos De Chocolate
  • Chocolate ao leite - A massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, resultando em um gosto mais adocicado
  • Chocolate amargo - possui grande concentração de massa de cacau e pouco açúcar.
  • Chocolate branco - Contém manteiga de cacau ao invés de massa de cacau 




  
Mariana Arnaud B. Cordeiro
Nutricionista – CRN4 94100010-9
marianaabc@nutrihome.net.br


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