terça-feira, agosto 09, 2011


Guia Alimentar MY PLATE!!

0

Desde junho de 2011, o novo guia alimentar nos EUA é o “Choose My Plate”, em substituição à  antiga pirâmide alimentar. Agora, a população  americana deve se orientar por este guia criado pelo USDA ( United States Department of Agriculture ).  A intenção é ajudar as pessoas a decidir o que colocar em seus pratos para seguir uma alimentação saudável e diminuir os níveis de obesidade.
                                   

 
O programa consiste em um prato dividido em 4 grupos alimentares: frutas, grãos, vegetais e proteína, além de um copo que representa o grupo dos lacticínios. Além disso, eles  dão destaque a 7 mensagens que devem ser aplicadas no dia-a-dia:
  • Aproveite sua refeição, mas coma menos;
  • Evite porções muito grandes;
  • Componha a metade de seu prato com verduras e frutas;
  • Metade de seus grãos devem ser  sob a forma integral;
  • Opte por leite desnatado ou semi desnatado;
  • Compare o sódio nos alimentos como sopas, pães e alimentos congelados e opte pelo o de menor valor;
  • Beba água ao invés de bebidas açucaradas.
O guia é muito válido, porém é feito de acordo com o hábito e cultura americana, que, por exemplo, inclui leite em suas refeições como almoço e jantar – quanto a isso,  vale uma ressalva: o Cálcio dos lacticínios interfere na absorção do ferro presente em alimentos como feijões e carnes, o que pode comprometer a absorção deste mineral.


Enquanto nos EUA o acesso ao guia é de forma interativa e dinâmica, no Brasil, no site do Ministério da Saúde, o Guia Alimentar para a População Brasileira é no formato pdf e pouquíssimo divulgado, o que prejudica sua adesão. Deixo aqui disponível.


http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/10passosAdultos.pdf



Mariana Arnaud B. Cordeiro
Nutricionista – CRN4 94100010-9
marianaabc@nutrihome.net.br

0 comentários:

Postar um comentário