terça-feira, novembro 01, 2011


Nutrição com mais Estilo!!!!

0
Por que nosso metabolismo diminui?

Para responder essa questão, primeiramente precisamos saber que o metabolismo é a quantidade de energia (calorias) que o seu corpo utiliza para se manter ativo e com suas funções vitais em contínuo trabalho.

Algumas pessoas têm um metabolismo lento, outras têm um metabolismo médio e algumas poucas privilegiadas tem um metabolismo rápido. Mas em qualquer caso é possível aumentar a sua taxa metabólica.

Porque o metabolismo diminui?

Pesquisas indicam que o metabolismo não diminui significativamente de acordo com a idade e sim de acordo com a falta de músculos. E você não perde músculos de uma hora para outra só por ficar mais velho, e sim por causa da falta de uma atividade física.

Esses são os maiores fatores que afetam o seu metabolismo:

1.    Perda de tecido muscular - esse tecido é metabolicamente ativo e, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico.
2.    Diminuição do nível de atividade à medida que envelhecemos
3. Frequência das refeições: Quanto mais tempo você dá entre as refeições, mais o seu metabolismo diminui para conservar energia. O homem em seus primórdios precisava caçar para se alimentar, e nem sempre havia alimento necessário Por este motivo, quem sobrevivia eram aqueles indivíduos no qual o organismo conseguia poupar mais energia. Assim, quando o nosso organismo não recebe alimento , ele interpreta como privação e poupa energia (= diminuir metabolismo) para sobrevivência. Além disso,quando você pula refeições ficando muito tempo sem comer, o seu corpo vai obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).
4.  Hidratação: Mais de 70% das funções do corpo acontecem na presença de água. A falta de água faz com que o seu metabolismo pise no freio
5.    Genética: Algumas pessoas têm um metabolismo naturalmente mais acelerado do que outras. Você não pode mudar a genética, mas pode estimular a aceleração do seu metabolismo

Atenção ! O perigo de certas dietas rápidas e que se dizem milagrosas, é que quem as faz não perde apenas gordura, perde massa muscular – e perdendo massa muscular, há alteração no metabolismo.

Acelere seu metabolismo com a prática diária de exercícios físicos, com controle de sua alimentação, respeitando os horários das refeições e bebendo sempre muita água.


  Mariana Arnaud B. Cordeiro
  Nutricionista – CRN4 94100010-9
  marianaabc@nutrihome.net.br

0 comentários:

Postar um comentário