sexta-feira, dezembro 16, 2011


Nutrição com Mais Estilo!!!

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MANTENDO A LINHA NAS FESTAS DE FIM DE ANO




Começou a temporada mais gostosa e tentadora para quem está de dieta: as festas de final de ano! É comemoração de empresa, festinhas na casa de familiares, celebrações... Parece que tudo conspira contra a sua dieta! Mas nem tudo está perdido: pode até ser que você não emagreça nessa época de festividades, mas é possível não engordar, afinal o que engorda mesmo é o que comemos ao longo do ano e não somente entre Natal e Ano Novo. Veja como não estragar a sua dieta nesse período.

Primeiramente, nada de fazer jejum nos dias de Natal e Réveillon, para quando chegar a noite se encher de alimentos calóricos – almoce o que você já vem fazendo regularmente e antes de ir para a ceia, faça um pequeno lanche – que tal um mini sanduiche de pão árabe, peito de peru , folhas verdes  com um molho light?

Na hora dos aperitivos, opte pelas frutas oleaginosas e frutas secas, apesar de calóricas, elas são saudáveis, repletas em diversos nutrientes e dão saciedade por também serem ricas em fibras. Mas não abuse na quantidade – fique no máximo com a porção de uma mão cheia e intercale uvas e cerejas frescas entre elas.

Chegou o momento da ceia... Antes de pegar o prato e se servir, dê uma volta na mesa e veja o que tem. Geralmente os pratos  mais tradicionais são o peru, tender, lombinho, chester e bacalhau. Escolha aquele que mais lhe agrada ( é preferível optar por um que lhe dê prazer e sacie sua vontade, do que optar por um menos agradável que certamente lhe fará escolher outra opção.... ). De qualquer modo, as melhores escolhas são as carnes brancas como o peru, chester e bacalhau.

Restrinja os acompanhamentos nas seguintes quantidades: arroz com passas ou lentilhas ou amêndoas  - até 3 colheres de sopa; farofas incrementadas - até 2 colheres de sopa; salpicões -até 2 colheres de sopa, mas se a salada for  encharcada de maionese, é melhor evitar.

Sobremesas – não dá para fugir,não é mesmo ? Se você for forte o bastante, sirva-se de frutas, mas se a tentação for muito grande, se segure em  apenas uma rabanada ou uma fatia de torta. Pequenas, por favor.

Vinhos, Champagne, Ponche e outras – Intercale as bebidas alcoólicas com água.
E, para terminar, DIVIRTA-SE! Feliz Natal e Ano Novo!!! 

  Mariana Arnaud B. Cordeiro
  Nutricionista – CRN4 94100010-9
  marianaabc@nutrihome.net.br




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