terça-feira, fevereiro 28, 2012


Lanche Escolar!!!

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Assim que o carnaval acabar, o ano começa “de fato”, e junto a ele o período escolar. Muitas mães me perguntam sobre os lanches escolares e  isso vai depender da faixa etária do seu filho; não somente em relação ao que comer, mas como esse lanche chega até ele. Ele leva lanche ? Come na cantina ? Pode sair do colégio para comer ? O lanche é fornecido pelo colégio ?
Se ele ainda está na fase de levar o seu lanche de casa, fica mais fácil de controlar, embora os apelos industriais e  as propagandas venham atrapalhar um pouquinho isso... Se ele já está na fase da cantina, as opções são mais complicadas mas nada impossível.
Vamos às sugestões:

Leva lanche de casa: Outro dia, na reunião escolar de minha filha , um pai sugeriu que houvesse o dia da fruta. Acho ótima a idéia, mas vou além, acho que o que  deveria haver  é o dia da guloseima, ou seja, a fruta deveria ir ao lanche TODO DIA, e as famosas guloseimas( salgadinhos do tipo cheetos, bolinhos industriais  e  biscoitos recheados... ) apenas 1 vez por semana. Entendo que hoje, com a vida corrida que levamos, é bem mais prático, mas se vermos pelo lado saúde, estamos enganando a nossa alimentação (aliás, as deles). Não estamos oferecendo aos nossos filhos nada além de corantes , gorduras e calorias vazias.
Assim, se você pode dispor de um tempinho ( você não vai gastar mais de 15 minutos... ), tente preparar em casa as seguintes opções:  sanduiches com queijos pasteurizados e geléia de fruta na versão sem açúcar, sanduiches com  frios( blanquet, peito de peru )e queijo, biscoitos  integrais ou sem recheio ( aveia, maisena,leite...), frutas ( as que escurecem, devem ir com casca ) , bolos do tipo caseiro ( fubá, marmorizado, de frutas... ), mix de frutas oleaginosas ( castanhas, nozes, amendoim ... ), ovo cozido e/ou omelete.
Quando fizer sanduiches, opte pelos pães integrais, mas se seu filho não curte, valem as bisnaguinhas. Quanto aos queijos, os brancos são melhores, mas muitas mães têm o receio que estraguem – existe o queijo-minas filtrado que resiste melhor, ainda mais se a lancheira for térmica. Iogurte de frutas, Achocolatados, Sucos (procure dar preferência aos naturais (faça à noite e congele ) ou de polpa congelados ou à base de soja e até mesmo os de garrafa concentrados.  Evite os que são “néctar”, vêm com muito açúcar.

EXEMPLO DE CARDAPIO ESCOLAR:
2ªf
·         Sanduiche de  blanquet e queijo
·         Suco de Caju de garrafa
·         Fruta 
3ªf
·         Biscoito  sem recheio
·         Polenguinho
·         Achocolatado
·         Fruta
4ªf
·         Sanduiche de queijo e geléia
·         Iogurte
·         Fruta
Dia da guloseima
·         Coloque o que seu filho gosta de comer  e beber
·         Fruta
6ªf
·         Bolo de laranja caseiro
·         Suco de soja , qq sabor
·         Fruta


Cantina e Fora do Colégio: Se o seu filho já está nessa fase, ele é maiorzinho e já decide, e suas decisões vão depender  fundamentalmente de como foi formado o hábito alimentar dele. Não adianta remar contra a maré se ele quer o cheeseburguer, mas o oriente a variar. Hoje, as cantinas oferecem opções melhores do que na minha época. Vamos as opções que você pode sugerir aos seus filhos: Sanduiches Naturais ( ricota, frango, atum...opte por marcas que não abusam da maionese), Sanduíche frios com Pão árabe, Salgados assados, Salada de Frutas, Pães de Queijo, Pães de Batata, Esfihas, Sucos Naturais, Mates e Iced Teas, Picolé de frutas, achocolatados, Vitaminas de Leite com Frutas, Wraps, Temaki.

Lanche Fornecido pelo colégio: geralmente os lanches fornecidos pelo colégio são terceirizados e/ou acompanhados por nutricionistas onde o cardápio é enviado aos pais. Procure informar restrições alimentares e alergias que seu filho tem.  Quando o lanche é igual para todos, a aceitação é melhor e não existem comparações já que  “ a grama do vizinho é tão verde como a minha” .


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