terça-feira, março 06, 2012


Nutrição com Mais Estilo!!!

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PODEROSA CHIA




 

Depois da linhaça, quinua, amaranto, surge um novo superalimento: a CHIA. 

Grão proveniente da região dos Andes, a chia era uma das principais fontes alimentares dos povos astecas e maias, sendo utilizada para aumentar a resistência física. A chia é uma importante fonte vegetal de ômega 3, além de  ser rica também em antioxidantes, proteínas de alto valor biológico, fibras e ter ação anti-inflamatória.

E quais são os benefícios por conter essas substâncias?  

  • A presença de Ômega 3 auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares,  além de atuar na proteção da pele ao agir contra as agressões dos raios UV.
  • Os antioxidantes combatem os radicais livres prevenindo doenças.
  • As proteínas de alto valor biológico favorecem a formação de massa muscular.
  • As fibras promovem a saciedade, sendo um poderoso aliado no combate à obesidade, e diminuem a velocidade de absorção do açúcar atuando contra a diabetes.
  • O seu poder anti-inflamatório age diretamente nas células que aumentam de tamanho devido à inflamação.

O consumo deve ser de 1 colher de sopa/dia adicionado a iogurtes, frutas, saladas, sopas...

A grande vantagem da chia em relação aos outros grãos é quanto a sua praticidade: ela não precisa ser triturada nem previamente cozida, basta consumi-la em sua forma natural.

Curiosidade:

A chia era oferecida aos deuses em rituais sagrados, o que irritou os espanhóis católicos  que viam a cerimônia como um ritual pagão. Com isso houve a extinção de seu cultivo, que só foi retomada nos anos 90.


Mariana Arnaud B. Cordeiro
Nutricionista - CRN 94100010-9
marianaabc@nutrihome.net.br

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