quarta-feira, abril 18, 2012


Nutrição com Mais Estilo!!!

0

Konjac, o Noodle Milagroso



Depois que a  chef Nigella Lawson, apresentadora de um programa de gastronomia, apareceu bem mais magra e revelou o segredo do “ miracle noodle”, as prateleiras dos supermercados nos EUA que vendem o alimento ficaram vazias. E agora, aqui no Brasil, a corrida às lojas orientais está sendo grande pela procura do macarrão oriental Konjac.

O macarrão oriental konjac tem apenas 10 Kcal em 200 g, é composto por 97% de água, 3% de fibra e é isento de glúten.  A sua fibra, também conhecida como glucomannan (Amorphophallus konjac), é um polissacarídeo extraído do bulbo da  planta asiática konjac . Por ser solúvel em água, quando ingerida, se torna uma substância viscosa que retarda a digestão e provoca a plenitude gástrica, ou seja, promove a saciedade.

 O seu elevado teor de fibra dietética o torna um laxante natural auxiliando na constipação intestinal. Além disso , segundo diversos estudos,  o glucomannan  pode ser benéfico no tratamento  do colesterol alto , resistência à insulina, diabetes tipo 2 e obesidade.

Mas , fique atenta, pois o consumo em excesso pode causar desconforto abdominal e gases. E por ser viscoso, algumas pessoas podem ter dificuladade em engoli-lo, devendo ser evitado  por quem tem problemas no esôfago.

 O macarão , que também pode ser encontrado pelos nomes skhirataki ou konnyaku ou itokonnyaku, tem uma consistência  mole e sua embalagem contém  água. À primeira vista tem um odor de marisco ou peixe, mas depois de lavado, fervido e refogado em vegetais e temperos, o macarrão absorve os sabores e fica gostoso. 

A procura nos EUA é tão grande que já existe até um site próprio para a venda de diversos produtos (http://www.konjacfoods.com/index.html). E aqui no Brasil, além dos noodles, também pode ser encontrado em forma de cápsulas de glucomanan.
E agora, que tal trocar o seu miojo tradicional ( altamente calórico e cheio de sódio ) por um noodle milagroso?



0 comentários:

Postar um comentário